quinta-feira, 10 de maio de 2012

Artigo: Robert Pattinson amadureceu como homem, ator e alma


O site The Inquisitr falou sobre a nova entrevista que Robert Pattinson deu para a revista Premiere, dizendo que o ator amadureceu como pessoa e profissional, vé um artigo muito interessante para se ler:

Robert Pattinson é um homem mudado. Muitos têm notado isso, alguns comentaram sobre isso, e quase todo mundo tem especulado sobre o assunto. Agora, ao que parece, Pattinson está pronto para falar sobre as razões pelas quais – e é algo interessante para se ler.

Uma nova entrevista para a revista francesa Premiere Especial de Cannes, revela um ator nada atordoado e confuso, porém alguém recentemente emergido do outro lado de uma curva de aprendizado. Considerando o passeio de montanha russa dos últimos quatro anos ou mais, seria surpreendente se Pattinson não houvesse mudado.

Como Pattinson se aproxima do final da Saga Crepúsculo (as filmagens podem ter terminado, mas a promoção ainda está a todo vapor), o fim está à vista, não só para Edward Cullen, mas também para uma era na carreira do ator Robert Pattinson.

Como destaques, foi anunciado recentemente seus novos papéis em The Rover e Mission: Blacklist, é claro que este britânico de 26 anos (Rob faz 26 apenas em 13 de maio) está fazendo escolhas cuidadosas e consideradas. As novas fronteiras acenam – literalmente – e Pattinson está se aproximando com uma nova atitude.

Mesmo antes de ler a entrevista, a pessoa já vê esta ‘atualização na atitude’ na sessão de fotos. Feito em 13 horas, alguns dias antes da chamada do diretor Bill Condon para o pessoal voltar para Vancouver, a idéia de ressoar os filmes anteriores de Cronenberg foi uma colaboração entre a Premiere e Pattinson.

O resultado? O máximo que podemos ter de “R-Pattz-em-uma-ainda-linda-extensão”. E isso, claro, foi precisamente o ponto. Scanners, Videodrome, Dead Ringers, eXistenZ, Crash (e talvez mais), todos homenageados no ensaio fotográfico. Alguns podem ser desconcertados pelas imagens, outros intrigantes. Mas no final, isso realmente não importa.

Seguindo um caminho de sua própria escolha significa que Pattinson não está apenas interessado em ser tratado como um ambulante, sendo citado como um manequim. Anos sendo criticado como um ator, em grande parte por causa de seu papel como Edward Cullen- um papel que, se alguém realmente leu os livros, é claro que Pattinson interpretou exatamente como Stephenie Meyer escreveu -, sem dúvida, deixou sua marca na alma de Pattinson.

Mas, para seu crédito, Pattinson parece estar determinado a se certificar de que não ele não será assim permanentemente. Diante da Premiere de Cosmópolis em 25 de maio no Festival de Cannes, Pattinson abriu o jogo sobre como se sentia sobre aceitar o papel de Eric Packer, seu relacionamento com o diretor David Cronenberg, e o que ele aprendeu de toda a experiência.

Em primeira vista por uma escolha de elenco incompreensível, a capacidade de Pattinson em interpretar Eric Packer, o bilionário, um jovem prodígio, que, em 24 horas, desce as terras ruins de uma Manhattan prestes a explodir – em muitos aspectos – pode ter feito sentidos perfeitos para Pattinson uma vez que ele foi mais longe ‘dentro’ de seu personagem Packer.

Assim como Packer enfrenta o colapso do seu império e “ameaças credíveis” de adversários, a essência das diversas crises que enfrenta pode ser visto como espelhos do que aqueles experimentados por Pattinson na sequência corrente de sua enorme fama pós-Crepúsculo. Isso provavelmente soa ridículo para aqueles que pensam que o dinheiro ou algo considerado “grande negócio” é o fim do jogo de tudo.

No entanto, a realidade da fama é paradoxalmente o fortalecimento e também alimentação desse efeito, no entanto, é uma banalidade. Algo que Pamela Stephenson- comediante que virou psicóloga clínica – disse em ‘The Fame Report’, um programa de televisão que foi ao ar recentemente no Reino Unido. Stephenson descreveu a fama como “essencialmente um trauma, que causa prejuízo para a alma tanto quando chega e quando sai.” Palavras fortes, mas talvez palavras que Pattinson concordaria.

Celebridade”, diz Pattinson, “é uma das [poucos] coisas que [você] pode ser sem ter qualquer qualificação. E quando você se atreve a dizer algo negativo sobre a fama na mídia, você pode ter certeza que você vai conseguir um monte de porcaria. As pessoas não querem ouvir falar disso. Não é ciúme, é só que elas não querem que você destrua seus sonhos.” O ator acrescenta: “O paradoxo é que elas querem mantê-lo e quebrá-lo ao mesmo tempo, acumulando tantas as coisas o quanto possível sobre sua vida privada”.

É um ponto perspicaz. Dê uma olhada através das várias fotos de paparazzi, histórias inventadas, ou ‘histórias criativas’ dos citações de entes baseados totalmente fora de contexto, ou convenientemente ‘fontes’ anônimas ‘que atualmente sites usam para muitas fofocas para contar’, e obtém-se uma idéia de como é a vida de Pattinson.

Questionado sobre a reação crítica que surgiu em seu caminho após o enorme sucesso do primeiro filme de Crepúsculo suas continuações, Pattinson diz: “Quando você de repente se tornou conhecido, você não tem controle sobre o que as pessoas pensam de você de qualquer maneira. Você precisa aprender a lutar contra a tempestade, especialmente quando você entende que você é apenas um peão dentro de uma máquina enorme.

Essa máquina tem suas vantagens apesar de tudo. Poucos negariam – e certamente não Pattinson – que a Saga Crepúsculo o colocou no mapa de Hollywood, e como isso chamou a atenção de um autor lendário como David Cronenberg. Enquanto a admiração de Pattinson para o diretor veterano é óbvio, e isso também soa como se fosse uma mudança de vida para o ator ser ‘confiante’ por alguém da estatura de Cronenberg.

Filmar Cosmópolis com Cronenberg mudou algo em mim. Deu-me o que pensar.”, diz Pattinson. Acrescentando: “Antes, eu costumava duvidar [dele] o tempo todo. Quando eu estava lendo um script, gostaria de me aborrecer, me perguntando se eu valia a pena no papel ou se eu poderia fazê-lo. Agora, eu digo a mim mesmo: “Foda-se! Se eles estão prontos para me contratar, eu vou.

Uma indicação de quão profundamente esta se indo as inseguranças de Pattinson, quando a Premiere revelam que, em sua entrevista com o diretor Cronenberg ele disse que Pattinson tinha medo que ele iria “estragar” Cosmópolis. Isso é provavelmente um pouco demais para atribuir a culpa por algo criticado a 4 anos (e um diretor de teatro, em particular) proclamando que Pattinson é um ator ruim, mas claramente isso teve um efeito.

Por sua parte, quando questionado sobre a mudança sísmica nas atitudes da indústria que se seguiram à estreia do teaser de Cosmópolis, Pattinson fica um pouco confuso quando a Premiere comparou a uma “bomba na internet”.

Eu venho fazendo filmes há 8 anos e tenho sido criticado [muito], e então esse teaser é liberado e todo mundo fica animado”, diz Pattinson, antes de acrescentar: “É ridículo! É o que faz você entender como as mentes de alguns críticos trabalham.

Recordando um encontro com sua co-star Sarah Gadon (que interpreta a esposa de Packer, Elise Shifrin), a reação de Pattinson talvez revela um pouco da ansiedade que sentia sobre as expectativas dos outros.

No primeiro dia de filmagem,Pattinson diz, rindo da memória “eu não estava [sensação] confiante. Enquanto estávamos esperando para filmar a primeira cena, Sarah Gadon me perguntou: ‘Então, como você se preparou para o papel?’ Eu me perdi completamente e eu saí da limusine, realmente com raiva enquanto gritava: ‘Por que vocês estão me julgando assim? Vocês estão tentando me testar ou o quê?’”

Questionado sobre como era ser dirigido por Cronenberg, um homem conhecido por seu estilo de trabalhar to-fora-mais-ainda-to-atento com atores, Pattinson diz: “A maioria dos diretores seguram sua mão … David filmou uma cena e ele gostou. ‘Ok, está feito. Próximo!’”, Em seguida, acrescenta: ” Ele não vai te dar um monte de instruções, mas … ele não perde nada. Se você perder a sua concentração por [apenas] um segundo, ele te observa instantaneamente. É quase desestabilizador trabalhar com alguém assim.

Mas também é claro que a própria auto-confiança de Cronenberg e – mais importante – sua confiança em Pattinson trouxe uma transformação pessoal no ator. A modéstia ainda está lá – evidente quando ele diz: “Eu estou em uma fase onde eu estou tentando determinar o que posso fazer como ator … mas pessoas como David não se preocupam com essas coisas” – mas assim também, é uma flutuabilidade nova.

A mudança no sentido de Pattinson de si mesmo é talvez o mais evidente quando ele diz: “Eu não posso esperar para ver como [o público] reagirá ao filme. É a primeira vez que posso ver algo que eu fiz como “um filme” talvez porque Cosmópolis pertence inteiramente ao David Cronenberg. É realmente o seu filme.

Para um ator que ficou famoso e teve um ataque de pânico quando viu-se no primeiro filme de Crepúsculo, o prazer de Pattinson, e a vontade de partilhar a sua própria arte, é uma qualidade nova e significativa.

Referindo-se à jornada de comercial credível – se um estereótipo perceptual geralmente impingido qualquer ator de sucesso que não se parece com uma caixa de chaves – a resposta de Pattinson para a comparação da Premiere de um pré-Tim Burton/David Fincher para a carreira de Johnny Depp e Brad Pitt, foi esta:

A boa notícia é que a forma como a indústria percebe atores está mudando, mesmo que Brad Pitt é para mim, um dos atores mais injustamente subestimados no mundo. Não é dito o suficiente, mas ele nunca teve um desempenho ruim

Lendo a entrevista, quando Pattinson fala sobre sua “aventura de Hollywood”, mostra como ele chama, o que vem em todo jovem determinado a ver os outros, decisões sobre quem ele é, o que ele faz, quem ele é, e o que ele é capaz de fazer – com uma grande dose de ceticismo e – sobretudo – humor.

Quando a Premiere lembrou a Pattinson do motim que se seguiu quando ele foi para Cannes em 2009, o ator brincou dizendo que este ano ninguém vai se importar, porque “ele não está em Jogos Vorazes!

Além de sua confiança recém-descoberta, há uma coisa que é claramente importante para Pattinson. “Eu sempre quis fazer filmes bons”, diz ele. “Mas antes, eu era mais do tipo de ficar bêbado e dizer: Se as pessoas não gostam de mim, elas podem ir se foder! É diferente [agora] eu quero que as pessoas que eu respeito me respeitem também.

Como a estrela está em um dos filmes mais esperados que será exibido em Cannes este ano, será um jovem homem muito diferente na Croisette desta vez. Mais uma certeza de quem é, e o que ele não é. “Eu sou muito diferente de quem eu era no início da saga. Fiquei mais velho”, diz o ator. E ao que parece, mais sábio. Robert Pattinson, versão 2012, chegou.


Via

0 comentários:

Postar um comentário