Cosmopolis, o novo filme de David Cronenberg, foi uma escolha mais dó que provável para a 65ª edição do Cannes Film Festival. Sendo o ator principal Robert Pattinson. Uma inesperada mas promissora colaboração, onde a estrela da Saga Crepúsculo interpreta um multi-milionário que anda por Manhattan em uma limosine de última geração, premissa de uma odisseia autodestrutiva.
David Cronenberg.
Fnac Contact: Quais foram as suas motivações para adptar o livro de Don DeLillo?
David Cronenberg: Os diálogos. Quando li o livro, eu pensei que amaria ouvir eles [os diálogos] saindo das bocas de excelentes atores. E de um ponto de vista cinematográfico, foi um desafio maravilhoso filmar dentro de uma limosine em movimento. Eu pedi para a minha equipe assistir os filmes “Das Boot” e “Lebanon”, dois filmes filmados em um lugar isolado. É muito libertador ter uma estrutura cênica tão rigorosa que exige repensar a abordagem tradicional do cinema, não apenas em relação ao movimento da câmera mas também em relação a coreografia para agir.
Fnac Contact: A escolha de Robert Pattinson para interpretar Eric Packer surpreendeu a mídia. Mesmo isso fazendo sentido.
David Cronenberg: A escolha do elenco é uma arte oculta.É um trabalho enormemente importante como diretor. Você pode acabar com o seu filme, mesmo antes de começar as gravações, se você escolher mal seu elenco,mas também,não há instruções para guiar você.Eu senti que Robert Pattinson tinha aquele carisma requerido para incorporar um homem estranhamente neurótico, poderoso mas também imaturo,que evolui na nossa frente durante a odisseia que ocorre durante o filme. Eric não é um personagem amável, e eu precisava de um ator que não tinha medo disso. Mas ele [Eric] é também fascinante, hipinotizante, e essas são qualidades que um ator pode ter ou não e Robert as tem.
Fnac Contact: Poder, alienação,autodestruição… você diria que Eric Packer é próximo dos seus personagens anteriores?
David Cronenberg: Personagens brilhantes e autodestrutivos são os meus favoritos. Eles emitem tal aura, e a queda deles é tão instrutiva, se não divertida. Eu sou perpetuamente curioso, algumas vezes chocado, pelas nossas atitudes como humanos, e pela condição humana no geral.
Fnac Contact: Você costumava ser esnobado pela audiência de Cannes, e então, você acabou como o Presidente do Júri. O que aconteceu?
David Cronenberg: Levou algum tempo antes dos críticos e parte da audiência entender o que eu estava tentando fazer. É por isso que é importante ter uma longa carreira, desde que seus filmes ressalte o primeiro, e com o tempo,o espectro do seu trabalho se torna um tipo de pequeno universo que faz sentido para todos: o senso criativo do mês.
Robert Pattinson.
Fnac Contact: Como você reagiu quando recebeu a oferta para interpretar Eric Packer?
Robert Pattinson: Eu tinha lido o roteiro um ano antes e pensei que não teria absolutamente nenhuma chance de conseguir um papel para o filme, muito menos como Eric. E quando David me ligou do nada, eu fiquei mais do que surpreso! Foi claramente um dos mais emocionantes e exigentes projetos que eu poderia ter lido.
Fnac Contact: Você disse que a sua experiência no set de filmagem foi “louca”. O que você quis dizer com isso exatamente?
Robert Pattinson: O filme foi apenas diferente de tudo o que eu já tinha feito antes. O roteiro incluia algumas ideias bem incomuns e estilísticas e eu achei que ninguém realmente saberia como abordar esse tipo de material. Você sabe, é muito raro trabalhar com uma diretor que permite que seus filmes envolva isso tudo, organicamente.
Fnac Contact: Há outros cineatas que você gostaria de trabalhar junto?
Robert Pattinson: Há tantos, que seria difícil nomear todos. Mas entre esses todos, eu gostaria de trabalhar com diretores franceses, incluindo Jacques Audiard, que faz um trabalho excepcional em seus filmes.

























0 comentários:
Postar um comentário