O astro de Crepúsculo disse que ele não compreendeu de início sobre o que era a história do aclamado filme – mas na verdade, o diretor David Cronenberg queria aproveitar ao máximo a sua confusão.
Cosmópolis é baseado no Romance de Don DeLillo, que possui o mesmo nome, e se passa em uma Nova Iorque distópica, uma cidade em caos à medida que a era do capitalismo chega ao fim.
Honrado por filmes desafiadores e constantemente esquisitos como: A Mosca, Uma História de Violência e Videodrome, por que será que o diretor David Cronenberg colocou a estrela de Crepúsculo, Robert Pattinson, no elenco do filme como Eric Packer, o personagem principal?
Ele explicou: "Bom, isso acontece quando você está distribuindo os papéis de uma maneira bem básica e pragmática.
"Você diz, ‘OK, qual é a idade do personagem? E então você tem que riscar da sua lista todos os atores muito jovens ou muito velhos para o papel, daí então ‘OK, ele interpreta um americano, isso significa que ele ou é americano ou é um ator que pode fazer um sotaque americano bom’, então você risca (mais atores) da lista.”
"Gradualmente você se encontra com uma pequena lista de atores, e então não surpreendentemente, se seu filme é relativamente caro, e para nós comparados com um blockbuster Hollywoodiano, é barato...Mas comparado com a maioria dos filmes independentes, está bem lá no topo. Você tem que ter um ator cuja fama vai suportar o orçamento que você tem, então isso faz a lista ficar menor ainda.
"E naquele momento, Rob estava no topo da lista, e eu estava bem empolgado em pensar que ele faria esse filme."
Packer é um magnata bilionário, que não liga muito para o tumulto populista e sangrento que explode do lado de fora de sua limousine acolchoada – tudo que ele quer é um corte de cabelo.
Rob admitiu que ele ficou um pouco perdido quando chegou na trama da história: “É engraçado, quando lia eu ficava dizendo, ‘eu não consigo entender’, eu disse a David que não estava entendendo nada.
“Eu meio que ainda não entendo, eu assisto ao filme e quero imaginar outra coisa e eu acho que foi assim que estava tentando interpretar, apenas imaginando alguma coisa como algo diferente o tempo todo e sem ser capaz de identificar isso.”
Entretanto, seu deslocamento coube exatamente na visão de Cronenberg, como a estrela disse: “David rapidamente percebeu que o que ele gostava era quando eu não tinha a menor idéia do que eu estava fazendo, quero dizer, eu estava meio que sentado lá, completamente perdido e confuso e ele dizia ’Essa foi a cena!'”
Os eventos no mundo de Cosmópolis tem paralelos assustadores com os acontecimentos dos últimos doze meses.
Cronenberg recebeu a excepcional virada do destino. Ele lembrou: “Bom, na verdade eu comecei a trabalhar no roteiro de ‘Cosmópolis’ antes de eu fazer ‘Um método Perigoso’, então teve um longo período antes de eu conseguir fazer esse filme. E naquela época, foi quase como se o mundo tivesse alcançado o Romance de Don DeLillo, que foi escrito há 12 anos.
"Para a nossa surpresa, e foi uma completa coincidência, sentimos que, de repente, estávamos filmando um documentário."
“Estávamos filmando cenas dos motins anticapitalistas nas ruas de Nova Iorque, e então lendo sobre os motins anticapitalistas nas ruas de Nova Iorque, e o movimento “Ocupe Wall Street” e então pensamos: ‘Bom, isso é empolgante porque, de repente, nós colocamos nossos dedos no pulso dos acontecimentos contemporâneos’. Eu devo dizer que nós nunca esperávamos aquilo.'”
•Cosmopólis estréia no Reino Unido dia 15 de Junho.
0 comentários:
Postar um comentário