sexta-feira, 11 de maio de 2012

David Cronenberg em Entrevista para Premiere: "Eu vejo Rob fazer uma carreira como Johnny Depp, talvez ainda melhor"

Premiere: O que fez você voltar a Cannes com Cosmopolis?

David Cronenberg: O festival e eu temos uma longa história. Em certo sentido, tenho a sensação de voltar para casa. Eu acho que é um filme ideal para Cannes e eu estou animado com a idéia de ter Rob nele.

P: Hoje é impossível imaginar um outro alguem neste papel. No entanto, você tinha sugerido antes Colin Farrell ...

DC: Quando Colin deixou o projeto para filmar o remake de Total Recall repensei tudo. De qualquer forma ele estava velho para o papel: tem 35 e eu queria ser fiel ao livro, era necessário ter alguém de 25 anos.
Então comecei a observar todos os atores dessa  idade e é assim que eu pensei em  Rob. Eu já tinha visto ele em Crepúsculo, é claro, mas nada do que tinha feito até agora realmente o predispôs a atuar em Cosmopolis. A menos pelo fato que escolho um ator com o potencial percebido nele, não por seu Curriculum Vitae. E quanto mais eu pensava, mais eu gostava da idéia.


P: Ele passou por uma audição?

DC: Não. Especialmente falamos muito ao telefone. Rob não é uma daquelas pessoas com um ego exacerbado. Ele realmente queria fazer o filme, mas seriamente pensando se poderia. Foi a sua única preocupação. Ele disse, "você realmente acha que eu sou bom o suficiente para desempenhar este papel. Tenho medo de arruinar o filme." Eu respondi tentando convencê-lo que ele seria perfeito para Cosmopolis.


P: É dificil imaginar voce vendo Crepúsculo. Voce ja viu os 4 filmes?

DC: (risos). Não, ainda não. Eu já vi uma parte de um deles. 

P: A saga fez dele uma estrela, mas também criou uma situação absurda: pessoas que nunca viram sua atuaçao disseram que ele era um jovem sem talento.

DC: Isso reflete o mundo em que vivemos hoje, onde a Internet, entre outras coisas, promove o tipo de ideia precipitada e perigosa. Eu ignoro isso e tento ir mais alem. A vantagem é que os fãs de Rob esperam o momento em que ele vai mostrar a todos que é capaz de existir além de Crepúsculo. E se todos eles estão indo ver Cosmopolis, eu não me preocupo com o futuro do filme.

P: Como é que os outros atores agiram quando lhes disse que Robert Pattinson teria o papel principal?

DC: Paul Giamatti, que foi um dos primeiros atores a se juntar ao elenco, achou uma brilhante idéia. Eu não tenho certeza de que Juliette Binoche teria pesado a popularidade do Rob quando ele assinou para o filme, mas nenhum deles expressou dúvidas ou desprezo. Ninguém me disse: "O que o levou a contratar o cara de Crepúsculo. Muito pelo contrário. Na verdade, Rob e Juliette me surpreenderam no meio de uma conversa muito profunda sobre o cinema francês. Sao maravilhosamente bem entendidos.

P: Você tem em mente uma cena em que ele o tenha lhe impressionado em particular.

Ele surpreendeu toda vez na forma como conseguiu garantir todas as emoções que estavam em jogo. Ele estava totalmente coberto com a solidão e a dor do personagem. Porque nós filmamos o filme mais ou menos em ordem cronológica, a cena final que filmamos foi a última. E eu só preciso tomar uma decisão de que eles, Rob e Paul estavam perfeitos . Quando eu disse "corta" todos os membros da equipe pareciam atordoados com o que tinha acontecido.

P: Vendo Robert Pattinson no filme, você imediatamente pensa em Johnny Depp e Brad Pitt, que foram ídolos adolescentes antes de eles pudessem realmente mostrar o que havia liderado por Tim Burton e David Fincher ...

DC: Alguns atores se tornam estrelas, graças ao seu belo rosto e um carisma que vai além da tela. No início, eles raramente tem a oportunidade de mostrar algo mais do que isso. Mas acontece que não é só o que tem para mostrar ... Com Cosmopolis estava orgulhoso de dar ao Rob a oportunidade de testar a capacidade de seu talento. Se ele faz bem, não vejo problema em ele fazer uma carreira comparável ao de Johnny Depp ou Brad Pitt. Talvez ainda melhor.


0 comentários:

Postar um comentário