quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Bel’ anéis de mudanças

Quando os veteranos do teatro Declan Donnellan e Nick Ormerod foram abordados pelo produtos Uberto Pasolini de “The Full Monty” para dirigir uma versão cinematográfica do século 19 “Bel Ami” de escritor Guy de Maupassant, foi como se todos os seus desejos de Natal tivessem se tornado realidade de uma só vez.
“É um romance que sempre quis fazer uma reportagem sobre”, disse o diretor de teatro, escritor Donnellan, cujo palco de créditos incluem “King Lear” e “The School for Scandal”.

“É um tema completamente moderna sobre a fama e a corrupção em que o homem descobre que o caminho para o poder está através das mulheres em Paris”
, disse ele. “É tudo sobre fama e dinheiro feito em um mundo em que as mulheres têm muita influência”.
“Bel Ami”, que estréia em Berlim na sexta-feira e apresenta um elenco estelar, incluindo Robert Pattinson, Christina Ricci, Kristin Scott Thomas e Uma Thurman, é primeiro longa-metragem da dupla.
Donnellan e designer de teatro de Ormerod co-fundador da empresa internacional Cheek By Jowl onde eles estão co-produzindo uma série de peças, incluindo “A Troca” e “Cymbeline”.

“O que foi realmente ususual é que nós trabalhamos como dois diretores sobre ” Bel Ami “, mas trouxemos muito habilidades separadas para a mesa”, Ormerod disse. “Eu lidei principalmente com o espaço, como no teatro e no espaço local específico, enquanto Declan conversou com os atores e dirigi-os a maior parte do tempo”.
Donnellan admite que a experiência foi gratificante. “Eu aprendi uma coisa nova aqui, mas existem, é claro, um monte de paralelos entre o cinema e teatro”, disse ele.
“O que é absolutamente o mesmo é que você está engarrafando a vida, tanto de teatro e cinema. É a vida na filmagem que importa e no palco, você produz aquilo todas as noites enquanto no filme, tem que ser engarrafada. Mas levamos ele como um pato à água”.
Fotos, em Blighty em 9 de março via StudioCanal, foram trazidas para os diretores por Pasolini em 2004. Rachel Bennette escreveu o roteiro e trabalhou com a dupla para desenvolvê-lo antes que a lente começasse em Budapeste e Londres.
A fotografia 9.000.000 € ($ 11,8 milhões), produzido pela 19 Entertainmen, de Simon Fuller e vendido para Protagonist Films com sede em Londres, terminou de ser filmado há dois anos e alguns já se perguntaram por que tomou muito tempo sair na grande tela.
“Temos agora uma versão que todos nós estamos extremamente felizes “, disse Donnellan. “Levou muito tempo porque é uma grande história. Ele estava pronto para ir em agosto passado, mas devido a alguns dos horários dos atores, tivemos que esperar para lançar o filme assim que nós começamos todo o seu apoio.”
E enquanto a dupla tem ainda de decidir qula será o seu próximo, eles dizem que definitivamente querem voltar para o meio.
“Estamos morrendo de vontade de fazer outro filme e tanto de nós tornou-se vivo quando estávamos fazendo Bel Ami”, disse Donnellan. “Isso nos deu oxigênio uma energia enorme e ainda estamos tropeçando nele”

0 comentários:

Postar um comentário