terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

"Bel Ami" desilude no cinema português

Aqui fica uma matéria sobre os espectadores portugueses no cinema, onde fala sobre Bel Ami:


No fim de semana em que celebraram os Óscares, há uma coisa que salta logo à vista nesta tabela. O vencedor da categoria de Melhor Filme, «O Artista», abandonou o top 10 nacional, nunca tendo conseguido ficar na tabela acima do 8º lugar. Com o empurrão do galardão na noite passada, é de esperar que agora os mais cépticos aceitem ir ao cinema ver um filme francês, mudo e a preto e branco. No que toca a verdadeiros vencedores do box-office esta semana, há dois tipos. 
Primeiro «Hugo», o líder da tabela no que toca a facturação. Porém, «Hugo» foi apenas o terceiro filme mais visto, estando assim na liderança pela inflação do preço dos seus bilhetes pelo facto de ser em 3D. Já o mais visto em termos de público foi «Cavalo de Guerra», o novo filme de Steven Spielberg, que ainda assim sofreu para levar a melhor que «Guerra é Guerra», a comédia escapista que prometia gargalhadas. Para complicar as contas de que vence quem, «Cavalo de Guerra» estreou em mais salas (59) que «Guerra é Guerra» (55), mas teve muito menos sessões (859 contra 939). Na verdade, e analisando friamente, o resultado de «Cavalo de Guerra» é um pouco desapontante (1/4 do conseguido por «Tintin» e metade do alcançado por «Os Descendentes») já que estamos a falar de uma obra de Spielberg que estava nomeada aos Óscares e com bastante publicidade por toda a cidade (pelo menos Lisboa). Já o resultado de «Guerra é Guerra», longe de ser brilhante, é bastante positivo, tratando-se de uma comédia de acção com nomes fortes, mas não completamente famosos (para o espectador comum). Nesta altura em que muita gente quer ver os filmes dos Óscares, estes produtos que se colocam à parte destes acabam sempre por levar muitos espectadores que apenas se querem entreter. 

Outras estreias: 

- Robert Pattinson, por si só, não vende muito. Depois de resultados fracos com «Água aos Elefantes», Pattinson consegue pouco mais de 6 mil espectadores em 21 salas com o seu «Bel Ami». Pouco, muito pouco para um filme que se vende pelos dons charmosos do galã. 

- «Albert Nobbs» teve 4.320 espectadores em 11 salas, o que se pode considerar um resultado positivo para um filme cuja maior nomeação aos Óscares residia na sua actriz principal. - «Declaração de Guerra» abriu em 1 sala e teve 222 espectadores. 
 
 
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário