sábado, 14 de abril de 2012

Por Que Branca de Neve de Kristen Stewart é considerada superior ao elenco de Lily Collins?


Você está confortável?

Então vamos começar (novamente)...

É a segunda versão do conto de fadas refeito que vai chegar nas telonas este ano depois de "Espelho, Espelho Meu", e que vai liderar um exército de novas adaptações de histórias infantis... Pode o "adulto" Branca de Neve e o Caçador trazer finais felizes? RESPOSTA: James Mottram.

É a cena clímax de Branca de Neve e O Caçador, e a Total Film acabou de entrar numa grande briga. A heroína de Kristen Stewart, de mesmo nome, está se deitando de costas enquanto a Rainha Má Ravenna, Charlize Theron, está parada sobre ela, que está ali para dizer quem é a mais malvada de todas. "Por sangue justo, está acabado". Grita Theron, quando ela mergulha a espada no peito da estrela de Crepúsculo.

De alguma forma, Stewart consegue pará-la assim: Theron atordoada, cai de costas no chão de pedra. De algum lugar da escuridão uma voz grita "Corte".

Depois de alguns momentos, Stewart avança com uma armadura de corpo inteiro. Seu cabelo "negro como a noite". Como a Ravenna o chama, esta Branca de Neve é machucada e com cicatrizes de batalha. Então, como foi o tete-à-tete? "Ser derrotada por Charlize?" Ela sorri. "Foi legal. Ela não te medo de se arriscar. Ela sempre fala para eu continuar e bater mais forte. Somos parecidas nisso, desligamos quando a câmera começa a filmar. Eu acho que ela bateu na minha dublê duas vezes hoje. Não para estragar meu disfarce, mas nós duas entramos numa zona e fica muito perigoso."

Isso diz tudo: risque o que você sabe sobre Branca de Neve, esqueça aquilo sobre anões que se chamam Dunga, para Branca de Neve e O Caçador é tudo sobre retomar o conto clássico para suas raízes Grimm. Gótico, sangrento e distorcido, esta loucura medieval é suficiente para destruir Uncle Walk.

"As pessoas acham que Branca de Neve é Disney," diz o diretor que está estreiando, Rupert Sanders, depois de ele sair das sombras e se juntar a nós para um papo com café. "A Disney realmente tornou o conto dos Irmãos Grimm muito familiar. Mas é na verdade uma história muito sombria sobre assuntos tão mais profundos do que estava na história da Disney."

Estamos nos estúdios de Pinewood, dia 76 numa filmagem de quatro meses. Com uma semana sobrando, Sanders não está se preparando somente para seu primeiro sucesso, como também para a sua estreia. Novamente, olhe para seus comerciais: o spot para Halo 3 com suas cenas misteriosas tipo tableaux de carnificina ou o explosivo comercial de Call of Duty com crianças da escola, enfermeiras e porteiros indo à guerra numa batalha da vida real.

"Seu trabalho é bem cinemático, muito arrojado e muito inovador," diz o produtor Sam Mercer. "Queriamos que o filme fosse apresentado desta forma."

É por isso que ninguém entrou em pânico se BN&OC foi vencido pela adaptação colorida de Tarsem Singh do conto de fadas, "Espelho, Espelho Meu", estrelando Lily Collins como Branca de Neve e Julia Roberts como Rainha Má. "Eles são bem diferentes," diz Sanders. "Eu e Tarsem temos estilos bem diferentes. Nunca encontrei a gente numa situação constrangedora do tipo 'estamos usando o mesmo vestido!'".

Theron concorda. "Os estúdios não investiriam dinheiro algum nos filmes se eles não sentissem que há mercado suficiente para os dois."

Iniciado pela adaptação de Catherine Hardwicke, "A Garota da Capa Vermelha" (Chapéuzinho Vermelho), os contos de fadas estão na moda. Em seguida está o "Jack, The Giant Killer" de Bryan Singer e o "Witch Hunters", sem também mencionar as séries de TV "Once Upon A Time" e "Grimm". "O que é bom nessas histórias que há tanto que tem coração, especialmente Branca de Neve," diz Sanders. "Branca de Neve é esse coraçã - está trazendo luz à escuridão novamente."

Escrito pelo estreante Evan Daughtery em 2003, enquanto ele ainda era estudante, o mito esmagador de BN&OC vê sua Rainha psicótica e maníaca dizer sua frase clássica a seu espelho: "Quem é a mais bela de todas?" e ele responde: "Você é a mais bela, mas há outra destinada a superar você. Destrua seu coração e você viverá para sempre." Forçando o caçador (Chris Hemsworth - Thor) a fazer o trabalho sujo e matar Branca de Neve na floresta sombria. Ravenna encontra seus desejos destruidos quando ele decide ser o tutor de seu alvo na arte da guerra.

O resultado? A Branca de Neve de Stewart é mais Joana D'Arc do que uma princesa Disney. É legal interpretar uma personagem que sai fora de si e considera os outros num jeito quase sobrenatural. Mas ao mesmo tempo sabe que é humana e tem seus medos e ainda luta por si mesma. Ela é a líder essencial. As definições de um herói... tantos de nossos heróis são idiotas. Eles sentem prazer em machucar as pessoas. Ela não. Ainda sim, ela pode tomar conta de tudo.

A pergunta é: Stewart vai conseguir? É seu primeiro sucesso após a sequência de Crepúsculo, ela pode trazer números similares à Crepúsculo para Branca de Neve sem a ajuda de R-Pattz, vampiros e os twi-hards?

Julgando pelo teaser de imagens impressionantes, quando ela sai à luta com armadura e espada, a garota de 21 anos atingiu a maioridade. "É a maior ação que eu tive que fazer," ela diz, "O Senhor dos Anéis" se encontra com "Alice no país das maravilhas", assim que Branca de Neve e O Caçador lança imagens de batalha vívidas - um campo com corvos negros, cobras se contorcendo, majestodos veados brancos e tartarugas.

Junte a isso roupas impressionantes pela tripla vencedora do Oscar, a figurinista Colleen Atwood, que o plano de jogo de Sanders fica claro. "Eu queria criar um mundo onde tudo isso parecesse bem tangível e não parecesse fantasi," ele diz. "Nesses tempos, as pessoas acreditavam que havia fadas na floresta, e espíritos sombrios, as pessoas poderiam se transformar e eles todos comiam cogumelos alucinógenos em rituais pagãos... então a caixa de brinquedos estava realmente aberta."

Antes das filmagens, Sanders filmou um trailer de 30 minutos - trazendo narração, música, design de som, e algumas imagens-chave do filme (notavelmente Ravenna se explodindo em aves, como dito antes). Chamar isso de "Muito impressionante", foi suficiente para trazer Chris Hemsworth para se juntar ao filme, mesmo que isso significasse ir direto ao set depois de Thor em Avengers. "Depois de assistir ao teaser e de ler o script, comecei a ficar bem ansioso," ele diz. Em seus olhos, Branca de Neve era corajoso, sombrio e épico.

Originalmente marcada para estar na Austrália filmando "Mad Max 4", Charlize Theron só está no filme porque a data foi mudada - e parece que a sul-africana está gostando de ajudar. "Pegue esta história que tanto gostamos e a distorça um pouquinho." Não importa que ela também esteja em "Prometheus", de Ridley Scott, lançamento de mesmo dia de Branca de Neve e O Caçador - ela sabe bem o que se conquistou no filme e tem 90 sets construidos para isso. "Quando as pessoas forem e assistirem a isso," ela sorri "vai ser espetacular, gigante".

De literalmente sugar a vida de outras pessoas à banhar-se em leite da cabeça aos pés. Theron também ganha a chance de se tornar malvada, fazendo parecer Aileen Wuornos, de Monster Look, sana. Para se preparar, ela assistiu Jack Nicholson em "The Shining" e "Se7en", David Fincher. "Acredite em mim, ela é sombria!" Ela sussurra. "Ela faz coisas terríveis. Ela é uma assassina em série." Canalizando sua vadia interior, ela qualifica esse pensamento. "Foi importante entender de onde ela veio e o que faz ela ficar desse jeito... Eu não quero ser apenas malvada!"

O que faz BN&OC tão tentador é assistir essa briga entre duas mulheres - uma dinâmica não muito comum em Hollywood. "É tão raro ter uma uma personagem líder feminina para ser pró-ativa e empurrar sua história para frente, ao invés de se deixar levar por todos os elementos de fora," diz Stewart. "Ainda bem que fazemos isso. Estou muito orgulhosa. É sempre bom para as mulheres se sentir com poder." É uma história de transformação para a feminilidade, Sanders quer deixar algo claro: "Não fizemos um filme de menininhas."

Enquanto Hermworth e "sem machado" garantem a testosterona do filme, ele tem uma ajuda. Adicione os anões - prejudicados por Ravenna, eles formam um time com Branca de Neve quando reconhecem que ela pode derrotar a Rainha. Com nomes como Muir, Gort e Beit - interpretados por uma série de fiéis britânicos, incluindo Bob Hoskins, Ray Winstone, Brendan Gleeson, Nick Frost e Ian McShane - estão bem mais longe dos diminuidos personagens da Disney. Ah, e são oito deles. "Isso estava no rascunho original," diz Sanders. "Pareceu uma boa ideia, para ficar um pouco diferente."

Então, para aqueles querendo uma história de amor tradicional, tem um Príncipe William (não, não aquele) interpretado pelo ator britânico Sam Claflin, o missionário de de bom coração Phillip em "Pirated of the Caribbean: on stranger tides". "Ele e Branca de Neve são separados na infância," ele explica. "Dez anos se passam e ele fica sabendo que ela se livrou das garras da Rainha Má. Para ele, que dizer 'Meu Deus, ela está viva, pensei que estivesse morta!' e ele faz de tudo para encontrá-la e seguí-la para se juntar ao amor de sua vida."

Com o elenco superando o do rival "Espelho, Espelho Meu" nas apostas (desculpe, Julia), é uma maravilha que uma trilogia já esteja sendo sugerida. "Eu adoraria que isso se tornasse um sucesso e conseguisse fazer mais um," diz Hemsworth. Para Stewart, significa começar uma nova franquia após se libertar das garras de outra. Mas está pronta para isso. "Bem, eu sou a mais bela do reino!" ela diz. "E eu realmente tenho um coração bom, para as pessoas que não me conhecem." O final feliz começa aqui.



0 comentários:

Postar um comentário