quarta-feira, 30 de maio de 2012

Robert Pattinson: 'O Óscar é o sonho de todo ator'

Robert Pattinson deu uma entrevista exclusiva para o site português correiodamanhã com humor e descontracção sobre o seu papel em 'Cosmopolis' e carreira:


Como você definiria Eric Packer (personagem principal de ‘Cosmopolis’): ele é apenas um tipo bizarro ou é um visionário?

ROB – É só um tipo esquisito (risos). Acho que ele é uma pessoa que está desesperada à procura de alguma coisa mas não sabe bem o que é. No fundo, ninguém é visionário, o mundo repete-se.

Mas Don DeLillo não foi visionário, ao escrever o livro do qual o filme é adaptado? Porque a ação é passada há 12 anos, é atual e retrata o estado da economia global…

ROB Sim, isso é muito louco. Mas, ao mesmo tempo, o colapso dos mercados financeiros…parecia óbvio que ia acontecer.

Você acompanha notícias sobre economia, conhece a realidade da Europa?

ROB De um modo geral sim, não especificamente. É estranho. Sei que estão todos aterrorizados com a situação…

Os diálogos de ‘Cosmopolis’ exploram esse tema mas de forma poética, teatral. Acredita que há pessoas que falam assim?


ROB É um pouco teatral, de verdade. Mas o Eric é um tipo que não partilha o seu mundo. No universo dele, todo mundo fala a linguagem dele, comportam-se como ele quer. Ele é totalmente egocêntrico, maníaco, quer ser Deus.

E o quão diferente Robert é de Eric?

ROB (risos) Ele tem uma confiança incrível e acha que ninguém consegue o transformar. Enquanto eu…transformo-me a cada nova conversa, a cada novo jornalista. Quero agradar quem conversa comigo.

Mas é uma pessoa confiante…

ROB Mais ou menos. Sou mais confiante quando todos me odeiam.

ROB Mas todos o adoram, sobretudo por causa do sucesso de ‘Twilight’. Você aceitou este filme pensando que ia mudar a sua carreira e transformá-lo num ator ‘a sério’ ou foi pelo fato de filmar com alguém como David Cronenberg?

ROB Eu tento fazer todos os meus trabalhos como se fosse um ator a sério (risos). E há quem se esqueça de que eu já fiz no passado… Mas depois os filmes do David (Cronenberg) são todos tão únicos e individuais que sabia que era importante fazer este filme.

No Festival de Cannes, os críticos dividiram-se: odiaram e adoraram o filme. Você se importa com a crítica?

ROB Fico sempre surpreendido. Pensei que ninguém percebesse o filme (risos). Mas gosto de ver reacções tão apaixonadas, seja em que sentido for. E todo mundo se importa com a crítica. Eu me importo com o que todo mundo diz. Eu me importo até com que as garotas (fãs) lá fora dirão e se calhar nem vão gostar…

E você vai voltar a filmar com David Cronenberg?

ROB Sim, um filme sobre a indústria do cinema. Muito divertido e bizarro. Ainda não sei quando filmaremos porque tenho outros projetos ainda…

Acha que ‘Cosmopolis’ pode ser um filme para Óscar?

ROB Não sei. Mantenho sempre as minhas expectativas em baixo.

Mas ganhar o Óscar é o sonho maior de um ator…

ROB Completamente. Os atores são influenciados pelos prémios, é como se levassem uma cacetada na cabeça.

0 comentários:

Postar um comentário