Seu filme Cosmópolis, baseado no romance de Don DeLillo, esta em pós-produção. É estrelado por Robert Pattinson como um milionário de Manhattan.
O filme foi rodado em Toronto, o local favorito de Cronenberg para filmagens.
“Eu nunca rodo filme nos EUA, embora muitos dos meus filmes têm cenários de lá”, disse ele.
“Toronto também forneceu um refúgio para a celebridade internacional Pattinson”, disse ele.
“Quando estávamos filmando nas ruas, [Pattinson] tinha um monte de fãs que se aglomeram ao redor, mas ele poderia ir a bares e clubes em suas roupas de rua e as pessoas não o reconheceriam”, disse ele.
Cronenberg disse que Pattinson tem um profundo conhecimento de cinema com um talento que se estende além do que é mostrado na franquia da Saga Crepúsculo.
“Ele é um ator muito sério. Ele quer ser grande e se dá ao trabalho de tentar ser grande “, disse ele. “O que ele faz em [Cosmopolis] vai colocar essa questão para descansar, o que muitas pessoas que são céticas com Crepúsculo estão pedindo.”
Pattinson não seria o primeiro ator a ser reconhecido por seu talento em um filme de Cronenberg.
William Hurt e Viggo Mortensen foram nomeados para Oscar de seus respectivos papéis em 2005 é Marcas da Violência e Senhores do Crime em 2007.
Mas ganhar um Oscar não é um dos objetivos pessoais de Cronenberg, disse ele.
“Você vai se matar se você fizer isso. Em Hollywood, o Oscar é como um ícone religioso – é como o Santo Graal”, disse ele. “A Companhia Weinstein são famosos por gastar milhões de dólares para obter esse Oscar … mas isso não é o jogo que eu estou jogando.”
A Companhia Weinstein é um estúdio de cinema dos EUA, fundado por Bob e Harvey Weinstein, que anteriormente fundaram o Miramax estúdios.
Em Hollywood, o orçamento de um filme muitas vezes determina o seu conteúdo, Cronenberg disse.
“Seria ingênuo de fazer um filme de US$ 200 milhões e esperar ser um cineasta, extremo radical”, disse ele. “Você só sabe que vai ter que ser muito mais conservador, porque você precisa ter uma audiência enorme … é por isso que eu continuo a fazer filmes independentes”.
Muitos cineastas são seduzidos à fazer seu apelo de arte para as massas, em detrimento da sua qualidade, disse ele.
“Como um artista você tem que tentar ignorar as pressões externas, não apenas em termos de violência, mas com o sexo ou qualquer coisa que seja tabu”, disse ele. “Se você está distribuindo o filme em todo o mundo … os medos de um país não são os mesmos medos de outro país.”
Violência e conteúdo sexualmente explícito são prevalentes em todo filmes de Cronenberg, mas ele insiste que todos os seus filmes apresentam deliberados momentos cômicos.
“Eu não acho que eu preciso fazer algo que seja classificado como uma comédia, mas eu não faria nada que não tivesse algum humor.”
0 comentários:
Postar um comentário